Kairós Desenvolvimento Social - todos os direitos reservados



O sistema de indicadores intraurbanos desenvolvido pela Kairós tem aplicações na área governamental (diagnóstico social), sociedade civil (observatórios) e na definição de metas e planos de governo para candidatos à Prefeitura. É um sistema de avaliação e monitoramento contínuo de indicadores sociais, econômicos e de garantia de direitos. Ele se baseia em dados atuais, referentes ao último ano completo, e não apenas nas informações do Censo. Com isso, permite captar a situação presente e, com suas atualizações periódicas, acompanhar as alterações que vão ocorrendo na realidade a cada ano.

Seu caráter intra-urbano - isto é, de análise bairro a bairro ou região a região - permite identificar com grande precisão as prioridades de ação em cada parte da cidade. São levantadas informações sobre cada uma das áreas que compõem a cidade, para que seja possível saber quais são as prioridades e especificidades dos diferentes grupos da população, nas diferentes regiões do município. O sistema é elaborado em formato eletrônico, como um site de Internet, e pode ser disponibilizado em versão executável, para distribuição em CDs ou pen-drives.

Todos os dados são apresentados em mapas de diferentes níveis, permitindo um detalhamento progressivo das informações. O nível mais amplo é o Mapa Social, que consolida todos os dados para comparar as diferentes regiões e mostrar aquelas que constituem prioridades de ação. O segundo nível é constituído pelas dimensões sociais (como renda e moradia, educação, saúde, segurança), mostrando a situação da cidade em seus diferentes aspectos. Os mapas mais específicos dizem respeito a cada indicador utilizado (exemplos: envolvimento com ato infracional, gravidez precoce, evasão escolar), revelando a situação desse indicador em cada região ou bairro. Finalmente, no seu nível de maior detalhamento, fornece todas as informações de cada bairro ou região, fazendo um retrato completo da situação local.

O sistema de indicadores intraurbanos começou a ser desenvolvido no início dos anos 2000, com aplicações em Aracaju e Barueri. No início, estava focado nos direitos da criança e do adolescente, com base na Doutrina de Proteção Integral. Progressivamente foi aprimorado, atingindo um grande nível conceitual e técnico a partir da elaboração do SIM Direitos Humanos (Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos), na cidade de São Paulo e suas posteriores aplicações para a estruturação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e para os observatórios da Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis. Hoje a metodologia da Kairós é aplicada (e replicada, em lugares como Joinville), em dezenas de cidades no Brasil.



Diagnóstico Social e Plano Municipal de Guarulhos

Sistema de Indicadores Rio Como Vamos

Sistema de Indicadores Rio Como Vamos

Observatório Cidadão Nossa São Paulo

Observatório Nossa Teresópolis

Observatório do Recife

Observatório de São Luís

Observatório Nossa Betim

Observatório Nossa Salvador

Diagnóstico Social de Maringá

Diagnóstico Social de Santo André